O uso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no planejamento pedagógico é fundamental por várias razões:

Referência Nacional: A BNCC é uma referência nacional que estabelece os conhecimentos e as habilidades essenciais que os alunos devem adquirir em cada etapa da educação básica no Brasil. Ela fornece uma estrutura sólida e consistente para a educação em todo o país.
Equidade Educacional: A BNCC promove a equidade educacional, garantindo que todos os alunos, independentemente de sua localização geográfica ou situação socioeconômica,
tenham acesso a uma educação de qualidade. Ela estabelece padrões mínimos que todas as escolas devem seguir.
Desenvolvimento Integral: A BNCC enfatiza o desenvolvimento integral dos alunos, abrangendo não apenas aspectos cognitivos, mas também sociais, emocionais e éticos. Ela promove uma abordagem holística para a educação.
Coerência e Continuidade: Ao seguir a BNCC, os educadores garantem a coerência e a continuidade no currículo escolar. Isso significa que os alunos não enfrentarão lacunas ou sobreposições nos conteúdos ao progredirem nas séries.
Melhoria da Qualidade da Educação: Ao seguir a BNCC, as escolas e os educadores estão mais propensos a oferecer uma educação de qualidade, alinhada às melhores práticas e às expectativas nacionais e internacionais.
HABILIDADES:
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).
(EF15AR08) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
(EF15AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
(EF15AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.
(EF15AR11) Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança.
(EF15AR12) Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
(EF15AR15) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.
(EF15AR16) Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.
(EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.
(EF15AR18) Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.
(EF15AR19) Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.).
(EF15AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.
(EF15AR21) Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.
(EF15AR22) Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos.
(EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EXERÇA A GRATIDÃO.
🌟 Ajude a Manter Nosso Blog Vivo e Gratuito! 🌟
Caros leitores,
Nosso blog de atividades pedagógicas tem sido uma fonte valiosa de recursos educativos gratuitos, proporcionando inspiração e suporte para educadores, pais e estudantes. No entanto, para continuar oferecendo materiais de qualidade, ocasionalmente precisamos investir em imagens e recursos visuais que enriqueçam ainda mais o conteúdo.
Aqui entra a sua ajuda! Estamos lançando um convite aberto para quem deseja contribuir, via PIX, com qualquer valor que seja possível. Sua contribuição ajudará a manter nosso blog ativo e aprimorar a experiência de aprendizado para todos.
Por que Contribuir?
Mantemos os materiais acessíveis a todos, independentemente das possibilidades financeiras.Investimos em imagens e elementos visuais para tornar o conteúdo mais atraente e envolvente.Colaboramos para criar uma comunidade educacional forte e unida.Como Contribuir? Basta usar nossa chave PIX elianeportil12@gmail.com e enviar o valor que desejar. Cada contribuição, por menor que seja, faz a diferença e nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo gratuito de qualidade.
Junte-se a nós nessa jornada pela educação! Sua participação é fundamental e imensamente apreciada.
Com gratidão, Blog liliatividades.com