A reprodução das borboletas
O ciclo de vida da borboleta começa com o acasalamento. O processo reprodutivo da borboleta começa com o cortejo do macho. Por meio do vôo, ele procederá para liberar feromônios visando atrair a fêmea. Se estiver disposta a reproduzir, ela também liberará feromônios para comunicar isso ao macho.
Como outros animais no reino animal, as borboletas têm dimorfismo sexual, o que significa que os machos e as fêmeas são visualmente diferentes. Na realidade, os homens são capazes de identificar as fêmeas pelas cores e formas de suas asas.
Por outro lado, as borboletas são animais ovíparos com fertilização interna, de modo que, uma vez que unem seus abdomens, o macho introduz seu órgão sexual na fêmea e libera o espermatóforo, que é uma cápsula que contém os espermatozoides. Depois, ela pode mantê-los dentro de si até encontrar a planta ideal para a oviposição. Assim, os óvulos serão fecundados antes de serem expulsados de seu corpo.
Esta forma de reprodução deu às fêmeas a possibilidade de escolher a hora e o local para liberar os ovos, o que garante que eles serão depositados na planta onde terão maior proteção durante o desenvolvimento dos embriões e, além disso, esta planta será um alimento altamente desejável para as lagartas que serão geradas. Existem também outros mecanismos para proteger seus embriões, de modo que algumas espécies de borboletas depositam seus ovos de forma dispersa em várias plantas, enquanto outras o fazem em massa no mesmo local.
Objetivos da aula
- Sequenciar o ciclo de vida da borboleta;
- Desenvolver habilidades motoras, de memória e criatividade através de pintura, recorte e colagem;
- Estimular o desenvolvimento da oralidade por meio de roda de conversa;
- Conhecer o fenômeno da metamorfose das borboletas.
Espero poder contribuir com as atividades postadas no blog, compartilhe o link com seus amigos. O link é o endereço desta atividade. Fazendo desta forma, compartilhando apenas o link, estará contribuindo para que mais atividades gratuitas sejam postadas aqui. Conto com você! Fique com Deus e continue se cuidando! Beijos !